Image Map

Avaliação de Fanfic: Não Confiar (AlguemNoMundo1)


AVALIAÇÃO DE FANFIC

Título: Não Confiar 
Autora: AlguemNoMundo1
Crítica por: Lady Stark.
O link de acesso para leitura se encontra no final da crítica. Não contém spoilers.
Análise geral: Narrada em primeira pessoa pelo protagonista da história, Não Confiar é um conto de dez mil palavras dos gêneros suspense, policial e Yaoi. Se trata do caso do sequestro do filho do Embaixador da Coréia do Sul, Taehyung e da investigação do caso liderada pelo inspetor de polícia, Kim Seokjin. Em Não Confiar, Seokjin é um homem experiente de quase quarenta anos que aparentemente possui duas fraquezas: sexo e amantes mais novos. Ele é um homem de desejos incontroláveis e na fase atual de sua vida, se relaciona apenas com homens bem mais novos. Seus amantes nunca passam dos vinte e cinco anos. E claro, temos algumas cenas eróticas muito boas. No trabalho, Seokjin é conhecido por ser um policial especializado em negociações de sequestros.
E como nada é por acaso, Seokjin e Taehyung possuem uma ligação que vai muito além de vítima e policial: eles foram namorados. No entanto, Taehyung era menor de idade quando se envolveu em Seokjin e quando o mais velho descobriu a verdade sobre a idade do rapaz, terminou o relacionamento. Movido pela raiva e por ciúmes, Taehyung fez um escândalo e perturbou Seokjin por algum tempo o perseguindo e fazendo ameaças de acusá-lo por abuso de vulnerável. Ele só desistiu de chantagear o policial quando este o ameaçou de volta dizendo que contaria aos seus pais sobre a sua homossexualidade.
Logo no início conhecemos Seokjin e uma face dos seus apetites vorazes: ele nunca está sozinho em casa e o sequestrador parece saber disso. Como uma maneira de tirar o inspetor do sério, o sequestrador misterioso de Taehyung liga várias vezes por dia para o inspetor e faz perguntas de teor sexual para o policial que é obrigado a respondê-las em troca de informações sobre a vida de Taehyung. Além disso, ele sabe com quem Seokjin está dormindo e isso faz com que o inspetor fique com medo, pois a identidade de seus amantes sempre foi secreta. O primeiro amante que conhecemos no presente narrativo da história é Park Jimin e depois, Min Yoongi, também conhecido como Suga.
A tensão começa a ser construída a partir desse ponto, mas tudo se desenrola de verdade quando o sequestrador sai e deixa Taehyung mal amarrado. Ele consegue se soltar e faz uma ligação para Seokjin revelando alguns detalhes sobre a aparência do sequestrador que está sempre de máscara. E somente após uma trama muito bem armada é que Seokjin enfrenta o sequestrador, os seus aliados e conhece os seus motivos.
O que é preciso saber sobre essa história é que realmente não devemos confiar em ninguém. Todos podem ser suspeitos.
A autora sabe fazer ótimas descrições de cenários, de pessoas e lida com os sentimentos dos personagens de um jeito que passa emoção e soube construir a tensão em cada parte do conto.
Não Confiar está categorizada como uma fanfic do BTS, mas poderia ser uma história original.
Mais uma vez, a autora me surpreendeu com a sua escrita quase impecável e com o desenvolvimento da história.
Capa: A capa é realmente linda e contém elementos que nos remetem ao clima de suspense policial do enredo (fita amarela de isolamento de cena criminal, marcas de tiros, um tambor de revólver). As fontes utilizadas também são lindíssimas.
Sinopse: Muito boa e totalmente de acordo com o enredo. Talvez pudesse ser um pouco mais longa, mas como estamos falando de um conto de suspense policial com toques de mistério talvez não seja uma ideia inteligente revelar algum detalhe na sinopse.
Título: Eu diria que gramaticalmente falando, o correto seria Não Confie, mas acho que agora não vale a pena mudar o título e a capa (que está maravilhosamente linda) por causa de um detalhe mínimo.
Ortografia: Impecável. Não identifiquei nenhum erro. Nem mesmo de digitação.
Formatação: Perfeita. A autora tem muito cuidado com a sua escrita, pontuação e formatação do texto. Todos os travessões estão nos lugares corretos e os diálogos são bem pontuados. Sem falar no texto justificado que é uma coisa muito difícil de encontrar. As falas do sequestrador e de Taehyung ao telefone estão destacadas em negrito.
Desenvolvimento: Não Confiar é um conto de suspense policial e a autora soube trabalhar muito bem a construção dos personagens numa narrativa curta, o desenvolvimento do enredo, a motivação do criminoso, de seus aliados ocultos e o final. No entanto, acredito que ela poderia ter desenvolvido melhor a parte da investigação. Talvez mais algumas cenas de Seokjin trabalhando no caso até altas horas da madrugada e tentando ligar os pontos. Entretanto, a melhor parte do final é o fator surpresa. O inspetor não fazia ideia da motivação do criminoso até o confronto final e esse foi o ápice da história.
Caso queira reescrevê-la algum dia, sugiro que coloque uma ou duas cenas de Seokjin trabalhando e divida a história em uns cinco capítulos para que a leitura não fique cansativa. É chato, mas as pessoas realmente deixam de ler histórias com capítulos longos. Mesmo que seja uma one-shot. Isso nunca será problema para mim e nem para que os leitores que leram e comentaram ao término da leitura, mas ainda é um problema para a maioria dos leitores de fanfics. E altere o título para Não Confie.
Final: Particularmente, adorei o final. E como dito anteriormente, fui surpreendida e surpreender os leitores é uma qualidade que poucos autores possuem. Importante dizer também que apesar de tudo, Não Confiar tem um final feliz.

CAPA (0-2,0): 2,0.
SINOPSE (0-2,0): 1,8.
TÍTULO (0-2,0): 1,6.
ORTOGRAFIA E FORMATAÇÃO (0-2,0): 2,0.
DESENVOLVIMENTO DE ENREDO + FINAL (0-2,0): 1,6.

NOTA: 9,0.

Leia Não Confiar no Spirit: https://bit.ly/2qFd95r


Um comentário:

  1. Muito obrigada pela avaliação da fanfic!
    Realmente eu não gosto muito de Oneshotes hahahahaha
    Ela foi escrita por conta de um projeto de fanfics e só poderiam ser ones e com no máximo 10mil palavras, ai o projeto a apagou, mas fiquei com dó da história.
    Como eu gosto de escrever muito foi um desafio criar toda uma narrativa assim, mas é a vida kkkkkk
    Muito obrigada mesmo! Adoro suas criticas ^^
    Bjs Bjs e bom fim de semana <3

    ResponderExcluir

* São proibidas brigas e ofensas;

* Mesmo que não goste do resultado, comente, porque deu trabalho para fazer;

* Fiquem a vontade para pedir alterações, que sejam minimas (CASO A ALTERAÇÃO SEJA MUITA, RECOMENDAMOS QUE REFAÇA O PEDIDO);

* Acima de tudo, pedimos respeito.



Agradecemos pela compreensão!
.. Moderação SOE.